Loading Consent Dialog

Страх потолстеть: Узнайте, что такое Анорексия

Você tem medo de engordar? sempre que passa por um espelho dá aquela olhadinha básica para dar uma conferida no formato do corpo.

Você sabia que algumas pessoas fazem isso de uma forma extremamente exagerada e que isso é um transtorno mental chamado anorexia nervosa.

Veja mais a seguir sobre o medo de engordar.

Principais características da anorexia nervosa

As principais características da anorexia nervosa, são um incômodo exagerado com relação ao formato do corpo, associado a uma distorção de imagem corporal.

Então geralmente a pessoa que tem anorexia nervosa, quando ela se olha no espelho ela tem uma tendência de ver um formato muito maior e muito mais arredondado do próprio corpo.

Sentem um medo exagerado de ganhar peso, e não é de quilos, e sim de apenas dezenas de gramas.

São pessoas que geralmente precisam de algumas medidas para estarem cientes de que não ganharam peso.

Essas pessoas ficam extremamente preocupadas com o processo de ganhar peso e que por isso passam por dietas altamente respectivas por horas ou até dias.

Tem pessoas que chegam a ficar sem colocar nenhum tipo de alimento a não ser a água na boca por até quatro dias e chegam em um estágio de desnutrição muitas vezes de desidratação que Inclusive ameaçam a vida.

São pessoas que se sentem gordas e que se veem gordas mesmo pesando menos do que 40kg.

Por exemplo mesmo com o índice de massa corpórea menor do que 18 são pessoas que literalmente tem medo de comer por que irão engordar.

Alimentos para quem tem Anorexia nervosa

Alimentos hipercalóricos como, doces, bolos, balas, são retornados por eles ou elas e alimentos hipercalóricos como alface, água, suco de limão, são os melhores aceitos na dieta de um anoréxico.

É um transtorno alimentar que acomete mais mulheres do que homens e que também é mais prevalente em profissões específicas como: entre modelos, atrizes, bailarinas, desportistas, e até entre nutricionistas.

Consequências causadas pelo medo de engordar

Algumas consequências causadas pelo medo de engordar são: Baixa autoestima, comportamento perfeccionista, dificuldade em expressar sentimentos, medo de mudança, transtornos relacionados ao espectro impulsivo ou compulsivo

Além de ficarem horas ou até dias sem consumir nenhum tipo de alimento, a não ser a água.

É muito comum também a utilização de laxantes, a provocação de vômitos, a prática excessiva de exercícios físico, tudo no intuito de não ganhar peso ou de perder peso.

Em alguns casos podem haver episódios de compulsão alimentar que são seguidas de práticas desesperadas de compensar o comportamento de compulsão alimentar.

Após a ingestão desse alimento, essas pessoas fazem tentativas desenfreadas de expurgar de colocar para fora esse alimento principalmente através de vômito e diarreia.

Provocando diarreia provocando vômitos ou praticando exercício físico de uma forma excessiva.

As principais causas associadas anorexia nervosa são exatamente esses fatores culturais ligados a liberação de um corpo perfeito além de um histórico familiar de transtornos alimentares.

Principais consequências psicológicas e físicas

Também as principais consequências psicológicas da anorexia nervosa são, baixa autoestima, uma sensação de insegurança, isolamento social, timidez excessiva.

E as principais consequências físicas são: a baixa na imunidade, aumento de problemas gastrointestinais, arritmia cardíacas, desequilíbrio eletrolítico, convulsões ou até a morte.

É um dado difícil da gente absorver, mas a morte é um desfecho em 15% dos casos de anorexia nervosa.

Seja por conta desses desequilíbrios eletrolíticos e orgânicos sejam por conta de suicídio.

Tratamento

O tratamento é feito por uma equipe interdisciplinar, são vários profissionais que trocam ideia, informações e planos de tratamento entre si e que envolvem principalmente médicos, psicólogos, nutricionista e educador físico.

O Passo do tratamento é realmente tratar a desnutrição, os desequilíbrios, a restituição do peso, para que o paciente ou a paciente realmente restabelecer a sua saúde física.

Posteriormente questões como identidade, autoestima, relação com a comida, e inserção social, também são trabalhados principalmente na psicoterapia.

É importante frisar que o papel dos familiares dos amigos no tratamento da anorexia nervosa, esse suporte familiar e social e essa readequação do hábito alimentar são essenciais.

Saiba mais sobre o medo de engordar no vídeo abaixo.,