bancos com mais reclamacoes no Brasil

Os 15 bancos com mais reclamações no Brasil veja se o seu está na lista

O serviço bancário precário no brasil não é novidade para ninguém. Quem nunca ficou horas e horas esperando em uma fila apenas para depositar ou sacar um dinheiro?

Esse tipo de situação no Brasil infelizmente tornou-se extremamente comum , por isso o banco central do brasil (BCB) criou uma lista com o ranking de reclamações onde são listados os bancos que recebem o maior número de reclamações no país.

A seguir vamos conferir quais são os 15 bancos com mais reclamações no Brasil.

Ranking de bancos com mais reclamações

O ranking de reclamações do banco central do brasil indica a quantidade de reclamações abertas contra cada instituição financeira no brasil. Assim, o banco central atribui uma nota para cada instituição baseado na quantidade de reclamações dividida pela quantidade de clientes que a instituição detém.

Assim é possível classificar a quantidade de reclamações que a instituição financeira recebeu proporcional a quantidade de clientes que ela possui.

As reclamações classificam-se como reguladas e não reguladas, onde contabiliza-se as reclamações reguladas que se verificou indícios de descumprimento da lei por parte da instituição financeira.

A seguir conheceremos a lista e os dados que ela apresenta.

NUBANK

O conglomerado Nubank forma-se Nu pagamentos S.A – instituição de pagamentos e a sociedade de crédito, financiamento e investimento com um total de 64,8 milhões de clientes.

Assim registrado pelo banco central a Nubank contabiliza um total de 2378 reclamações onde apenas 633 consideram-se procedentes.

Com isso, a instituição recebe uma nota 9,76 do índice, o que faz com que ela ocupe a décima quinta posição do ranking.

BANCO DO BRASIL

O conglomerado do banco do brasil inclui o banco da brasil S.A e o BB banco de investimentos S.A, que possui mais de 73,5 milhões de clientes.

O banco central registou um total de 4309 reclamações onde cerca de 930 consideraram-se reclamações procedentes .

Com essa quantidade de reclamações proporcional a quantidade de clientes, a instituição recebe uma nota de 12,64 do índice, levando-a a ocupar a décima quarta posição do ranking.

ITAÚ

O Itaú possui um conglomerado formado por cerca de 12 empresas totalizando cerca de 95,4 milhões de clientes.

Registrado conta a instituição o banco central identificou 5858 reclamações, das quais 1375 consideram-se reclamações procedentes.

Com esse total de reclamações procedentes a instituição do Itaú recebe uma nota de 14,4 do índice o que faz com que ocupe a décima terceira colocação do ranking

NEON

A Neon pagamentos S.A instituição de pagamentos detém mais de 15,3 milhões de clientes em sua base.

Contra ela registou-se um total de apenas 466 reclamações, onde somente 239 dessas reclamações consideram-se procedentes .

Com isso obanco central atribui uma nota de 15,59 no índice ficando assim com a décima segunda posição do ranking de reclamações.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A caixa econômica federal possui em sua base de clientes cerca de 148,3 milhões de pessoas.

Contra a instituição, o banco central identificou o registro de 8346 reclamações das quais 2550 consideram-se procedentes.

Assim o banco central atribui a nota de 17,19 no índice, levando-a assim a ocupar a décima primeira do ranking de reclamações.

ORIGINAL

O conglomerado formado pelo banco original S.A, Picpay BANK – BANCO MÚLTIPLO S.A e PICPAY INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS S.A são detentoras de 42,1 milhões de clientes.

Registrado pelo banco central, o original contabiliza um total de 2205 reclamações onde apenas 732 consideram-se procedentes.

Com isso, a instituição recebe uma nota 17,35 do índice, o que faz com que ela ocupe a décima posição do ranking.

PAGBANK PAGSEGURO

O conglomerado formado pela pagseguro possui cerca de 25,9 milhões de clientes, os quais registraram 1483 reclamações junto ao banco central onde 512 considera-se reclamações procedentes

Com isso a Pagbank recebe uma nota de 19,73 no índice e passa a ocupar a nona posição do ranking

VOTORANTIM

O grupo formado pelo banco BV e o banco Votorantim possui 14 milhões de pessoas em sua base de clientes. Assim, registou-se um total de apenas 861 reclamações onde consideradas procedentes totalizaram 293.

Assim o grupo votorantim recebe pelo banco central uma nota de 20,82 no índice, levando-o a ocupar a oitava posição do ranking.

MERCADO PAGO

O mercado pago possui em sua base de clientes 39,3 milhões de pessoas, que registraram o total de 2363 reclamações junto ao banco central, sendo consideradas procedentes 875 reclamações.

Com essa quantidade de reclamações, o banco central atribui a nota de 22,21 no índice à instituição, onde fica localizada na sétima posição do ranking.

BRADESCO

O Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil, possui uma base de clientes com cerca de 101,7 milhões de pessoas. As reclamações acumuladas pelo banco chegaram ao total de 8722 sendo 2564 consideradas procedentes.

Assim o banco central concede uma nota de 25,18 no índice ao banco, o que o leva a ocupar a sexta posição no ranking.

SANTANDER

O conglomerado formado pelo Santander possui oito empresas que acumulam um total de 60,9 milhões de clientes que registraram 6612 reclamações onde 1740 consideram-se procedentes.

O banco central atribui a nota de 28,54 no índice de reclamações, levando-o a ocupar a quinta posição.

INTER

O Inter possui em sua base de clientes mais de 21,2 milhões de clientes que registraram cerca de 2143 reclamações ao banco central que considerou 782 como procedentes.

Assim o banco recebe uma nota de 36,81 no índice de reclamações, fazendo com que a instituição ocupe a quarta posição no ranking.

BMG

O conglomerado formado pelo banco BMG e o banco Cifra detém uma base de clientes com 11,5 milhões de pessoas que registaram um total de 1540 reclamações onde 542 consideram-se procedentes.

Por conta disso o banco central atribui uma nota de 46,87 no índice, ocupando assim a terceira posição do ranking

C6 BANK

Formado pelo BANCO C6 CONSIGNADO S.A e O BANCO C6 S.A, o conglomerado possui cerca de 21,3 milhões de clientes, que registaram 3330 reclamações, onde 1070 consideram-se procedentes.

Assim o banco central atribui a nota de 50,18 no índice o que leva a instituição a ocupar a segunda posição do ranking

BTG PACTUAL/ BANCO PAN

O conglomerado formado pelo BANCO BTG PACTUAL S.A e BANCO PAN S.A detém uma base de clientes de 20,4 milhões de pessoas que chegaram a registrar 3075 reclamações das quais 1559 consideram-se procedentes.

Assim o banco central atribui uma nota de 76,14 no índice de reclamações, o que faz com que ocupe a primeira posição do ranking.

CONCLUSÃO

O ranking de reclamações do banco central classifica os bancos e instituições financeiras que receberam maior número de reclamações em comparação à base de clientes em múltiplos de um milhão.

Esse ranking baseia-se em informações geridas pelo banco central do brasil referente ao primeiro semestre de 2022, portanto ao decorrer do ano essa classificação pode se alterar.

Agora que você já sabe quais são os bancos com mais reclamações do Brasil nos diga se o banco o qual utiliza está no ranking.