Loading Consent Dialog

डिस्कवर कैसे खर्राटों को रोकने के लिए

Você ronca muito durante a noite? Descubra aqui como parar de roncar.

Vários fatores podem bloquear ou obstruir o fluxo de ar nasal. Alguns deles podem ser mais facilmente tratados do que outros, e a gravidade da obstrução pode ditar seu tratamento.

Cerca de metade das pessoas com ronco alto tem apneia obstrutiva do sono, uma condição em que sua respiração pausa ou é interrompida enquanto você dorme. Se não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde.

Se os médicos não suspeitarem que a apneia obstrutiva do sono seja a causa do seu ronco, as mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a dormir mais tranquilamente. Essas alterações podem incluir:

Perdendo peso

Se você vive com obesidade ou é considerado acima do peso, o ronco pode ser causado pelo peso extra no pescoço.

Isso pode levar ao colapso de suas vias aéreas superiores durante o sono. Por causa disso, a perda de peso pode diminuir a frequência e a intensidade do ronco.

Mudando sua posição de dormir

Mudar sua posição de dormir pode ser uma alternativa de como parar de roncar.

Todo mundo tem sua posição de dormir favorita ou preferida. Mas dormir de costas pode fazer com que suas vias aéreas fiquem obstruídas mais facilmente. Se você ronca, tente dormir de lado para abrir as vias aéreas.

Você também pode comprar um travesseiro que mantenha a cabeça e o pescoço em uma posição melhor enquanto você dorme.

Ou se sua cama puder se mover, levante a cabeceira alguns centímetros, o que pode reduzir a obstrução das vias aéreas superiores que ocorre quando você dorme.

Parar de fumar

Quando o assunto é saúde e como parar de roncar, parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde.

Além de uma diminuição na pressão arterial e um aumento nos níveis de energia, pode ajudar a reduzir o ronco. Por quê? Melhora a congestão nasal, o que tem um efeito cascata no ronco.

Reduzir ou eliminar o álcool

Em geral, banir as cervejas antes de dormir é uma boa ideia para a qualidade do sono. Para o ronco, é especialmente útil.

O álcool pode causar relaxamento dos músculos das vias aéreas enquanto você dorme, portanto, evite-o por várias horas antes de dormir.

Tomar descongestionantes

Se o seu ronco for causado por congestão nasal, especialmente o resfriado comum ou uma infecção sinusal, tomar um descongestionante pode ajudar a reduzir o ronco.

Para congestão nasal crônica, sprays esteroides podem ser usados. No entanto, você deve perguntar ao seu médico antes de iniciar alguns desses tratamentos.

Aplicação de tiras nasais

As tiras nasais são tiras flexíveis que você pode colar na parte externa do nariz para manter as passagens nasais abertas. Para algumas pessoas, isso pode aliviar o ronco.

Usando um aparelho oral

O uso de um aparelho oral também é uma opção de como parar de roncar.

Para pessoas que roncam por causa da apneia do sono, um aparelho oral fabricado pelo seu dentista pode ajudar a estabilizar as vias aéreas superiores.

Esses bocais funcionam aumentando o tamanho das vias aéreas superiores durante o sono, avançando a mandíbula e a língua para frente, o que ajuda a reduzir o ronco.

Se usados ​​corretamente, esses aparelhos podem ser tão eficazes quanto as máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) para apneia do sono, e mais seguros que a cirurgia.

Cirurgia

Tida como última opção de como parar de roncar. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para aliviar as causas do ronco.

A cirurgia envolve a remoção de tecido mole excessivo, incluindo as amígdalas, da garganta para ampliar as vias aéreas superiores, o que tem o efeito de reduzir o ronco.

Você e seu médico devem avaliar os riscos e benefícios antes da cirurgia, e tentar outros tratamentos primeiro.

Existe cura para o ronco?

Após um diagnóstico de apneia do sono, você pode melhorar seu sono e reduzir sintomas como o ronco, fazendo mudanças no estilo de vida.

Em casos moderados a graves, ou no caso de deficiência significativa durante o dia ou problemas médicos, como doenças cardíacas ou pulmonares, outras terapias são necessárias.

O tratamento com uma máquina de CPAP é o tratamento mais usado para a apneia do sono.

Você usará uma máscara facial ou nasal durante a noite, o que ajuda a manter a permeabilidade (estar aberto) de suas vias aéreas.

Em outros casos, a cirurgia das vias aéreas superiores, cirurgia para perda de peso ou um dispositivo implantável conhecido como estimulação do nervo hipoglosso podem ser considerados.