Loading Consent Dialog

Salto alto: Uso excessivo de sapatos de salto alto

O uso de salto alto de forma regular e por períodos de tempo excessivamente longos pode causar problemas de saúde, começando pelas dores típicas nos pés e nas costas, até problemas mais graves.

Apesar de serem lindos marcantes e ficarem ótimos como complemento do figurino de determinados eventos. Os saltos não são o melhor calçado para realizar as atividades do dia a dia, muito menos para completar um dia inteiro de trabalho.

Felizmente, muitas pessoas entenderam a importância de saber escolher bem os momentos para usar esse tipo de calçado e também de fazer pausas de vez em quando.

Por que o uso constante de sapatos de salto alto tem consequências?

Quando usamos calçado adequado, os pés recebem a carga do peso corporal de forma equilibrada, com a qual o corpo não sofre.

Ao contrário, quando usamos um tipo de calçado em que os pés ficam inclinados, o peso não é distribuído corretamente e, assim, os pés (que são o suporte do corpo) acabam sofrendo.

Em suma, ao usar sapatos de salto alto, fazemos com que o peso de todo o corpo caia na parte frontal do pé. O que causa todo tipo de desconforto e, a médio e longo prazo, o aparecimento de distúrbios.

O uso constante e prolongado de sapatos de salto alto pode aumentar em até 4 vezes o risco de sofrer lesões musculoesqueléticas.

Não é recomendado usar sapatos de salto alto por muito tempo.

Consequências do uso de calçados inadequados

Nesse ponto, vale lembrar que a dor é considerada um dos primeiros sinais e sintomas de qualquer tipo de doença.

Existem vários distúrbios que podemos sofrer com o uso excessivo de sapatos de salto alto. Eles não se concentram apenas nos pés, eles afetam também articulações como joelhos, quadris e até a coluna.

Veja algumas das consequências que o uso de saltos altos pode trazer:

Dedos em martelo: Condição em que um dedo do pé se curva como uma garra.

Joanetes: inchaços dolorosos que aparecem na base da articulação do dedão do pé.

Metatarsalgia: é a dor e inflamação da parte anterior do pé.

Lesões nos tendões: também ficam inflamadas e causam muita dor.

Quedas ou mesmo quebras: desde que o equilíbrio seja alterado.

Lesões no joelho: há um risco maior de sofrer de osteoartrite (desgaste articular) e artrite (inflamação articular) prematuramente, devido à pressão excessiva que essa articulação deve suportar.

Dor nas costas: ocorre um desalinhamento dos quadris e também da coluna, causando dores nas costas.

Dores musculares: quando o calcanhar é elevado, os músculos da perna se contraem (apertam) e causam muito desconforto.

Algumas recomendações

Uma vez que conhecemos mais detalhadamente as lesões que o uso de sapatos de salto alto pode causar, podemos tomar as medidas necessárias para não prejudicar nossa saúde.

A primeira recomendação é, obviamente, evitar usar sapatos de salto alto por longos períodos de tempo. Então, também é recomendado:

Se não pudermos evitar o uso de saltos, podemos considerar o uso de sapatos de plataforma, sim, estes não devem ter mais de 3 centímetros de diferença entre a frente e as costas.

Quando estamos de salto alto em locais públicos, é recomendável sentarmos de vez em quando para que nossos pés possam descansar. Embora seja claro que o ideal seria tirar os sapatos.

Sapatos ortopédicos

Fazer uso de sapatos ortopédicos é recomendável por muito podólogos para manter seus pés saudáveis e sua saúde em dia.

Por fim, é aconselhável evitar comprar e usar sapatos muito estreitos. Devemos ter certeza de que os sapatos nos permitem manter os dedos bem esticados, os pés devem ser o mais confortável possível.

Obtenga más información acerca de la salto alto no vídeo abaixo.