Loading Consent Dialog

Dehydration, 8 the effects of the lack of water in the body

Você sabe quais são os efeitos da falta de água no corpo?

A desidratação produz alterações que afetam o funcionamento do corpo. Reconheça os sintomas, efeitos e como evitá-lo.

A desidratação é um problema de saúde grave que pode ser fatal se não for tratada. Por exemplo, em bebês amamentados, a diarreia com desidratação pode ser fatal, de acordo com estudos.

Acredita-se comumente que a desidratação ocorre porque se bebe pouca água. No entanto, isso é apenas parte do problema.

Na realidade, a desidratação é um balanço negativo, onde a quantidade de água que é eliminada do corpo é maior do que a quantidade que é consumida.

Here are some of the symptoms of a falta de água no corpo.

Perda e consumo de água

A quantidade de água no the human body it can range from 50 percent to 75 percent, depending on the stage of life, and other factors.

Em relação à composição, em bebês e crianças até 78% do corpo é água. Em adultos, esse percentual varia entre 50 e 65%, enquanto em idosos ou idosos pode ser inferior a 50%.

Se o corpo não mantiver esses níveis de água estáveis, pode não funcionar corretamente.

A recomendação é consumir pelo menos 2,5 litros de bebidas por dia (aproximadamente 10 copos). Mas, na gravidez, lactação e idosos, o mínimo recomendado deve ser de 3 litros por dia (12 copos).

Funções da água no organismo

Para entender as consequências da falta de água no corpo,, é fundamental conhecer as funções e a importância da água para o corpo humano.

Efeitos da falta de água no corpo

Abaixo, compartilhamos alguns dos problemas causados ​​pela desidratação.

Fatigue

To falta de água no corpo afeta o metabolismo, ou seja, as reações metabólicas que permitem que ele funcione.

Entre essas funções está a produção de energia. Quando nossos corpos ficam desidratados, a produção de energia é reduzida e a fadiga se instala.

A fadiga nos faz sentir com pouca energia e cansados ​​a maior parte do tempo.

Premature aging

Beber bastante água todos os dias ajuda o corpo a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento prematuro dos órgãos, como a pele.

Being overweight and obese children

Embora a água sozinha não possa queimar gordura, ela desempenha um papel muito importante nas dietas para perder quilos.

O consumo de água estimula a eliminação de toxinas e resíduos, proporciona sensação de saciedade e é fundamental para manter o ritmo do metabolismo.

Circulação sanguínea e pressão arterial

O sistema circulatório precisa de água para funcionar corretamente. Na verdade, o sangue é composto principalmente de água.

A desidratação grave pode causar um desequilíbrio entre os eletrólitos básicos, como sódio e potássio, cuja deficiência pode causar distúrbios cardiovasculares.

A má circulação não afetaria apenas o transporte de nutrientes e oxigênio, mas também afetaria a capacidade do sangue de transportar resíduos para fora do corpo.

Problemas respiratórios

As membranas mucosas que revestem o sistema respiratório são levemente úmidas e, dessa forma, retêm e protegem contra os poluentes do ar que podem causar problemas respiratórios.

A desidratação pode influenciar o desenvolvimento de doenças respiratórias.

Infecções urinárias

Acredita-se que as funções dos rins e de todo o sistema urinário estejam relacionadas à quantidade de água ingerida por dia.

Na verdade, um dos sintomas da desidratação é a cor da urina. Quanto mais escura a urina, maior a falta de água.

Uma pessoa desidratada elimina a urina mais concentrada, ou seja, com menos água. Portanto, sua cor é mais escura.

A desidratação pode ajudar no desenvolvimento de infecções urinárias, como a cistite.

Disorders of the digestive tract

A falta de água no organismo faz com que a secreção de sucos digestivos diminua e isso pode causar sérios problemas estomacais, como gastrite e úlceras.

Além disso, quando desidratado, o corpo não contém líquido suficiente para eliminar os resíduos e ocorrem problemas de constipação, principalmente em pessoas mais velhas, segundo pesquisas.

Damage to the brain

A desidratação moderada causa discriminação prejudicada e perda de memória.

A desidratação mais grave causa distúrbios no sistema nervoso central e inclui sintomas como estado mental alterado, fraqueza, excitabilidade neuromuscular, déficit neurológico.

Lembre-se de que nem sempre há um indicador precoce da necessidade de água do corpo.

Muitas pessoas não sentem sede até que estejam desidratadas. É por isso que é importante aumentar a ingestão de água quando estiver quente ou doente e, claro, quando você estiver fisicamente ativo ou ao sol.

To learn more about the falta de água no corpo no vídeo abaixo.