cozinha escandinava

Projeto de cozinha escandinava: ideias inspiradora para 2023

Estamos todos familiarizados com o visual limpo do design da cozinha escandinava. Ele incorpora uma estética mínima e moderna com texturas quentes e camadas orgânicas para criar um espaço que é atraente e ao mesmo tempo confortável.

O estilo escandinavo tornou-se um tema dominante do design moderno de interiores. Embora possa parecer uma nova tendência de estilo, a estética do design escandinavo data de muitas décadas.

A popularidade do visual escandinavo remonta aos anos 50 com a ascensão do modernismo. Em nenhum lugar o visual do estilo escandinavo é mais apreciado do que na cozinha.

É o lugar de encontro familiar e onde brilha o estilo confortável do visual escandinavo.

Idéias escandinavas para a cozinha

Reunimos algumas cozinhas escandinavas de vários estilos, de ultra minimal a quente e aconchegante. Inspire-se nestas fotos e encontre maneiras de incorporar o estilo escandinavo em sua própria cozinha.

Gabinetes de cozinha escandinavos

cozinha escandinava cabines
cozinha escandinava cabinetes

Uma das características mais destacadas em seu projeto de cozinha são os armários. As cozinhas escandinavas utilizam o estilo de seus armários para complementar o design simples e funcional da cozinha.

Seus armários têm um aspecto sem adornos, com pouca ornamentação. Utilizem armários que tenham um painel plano ou porta estilo Shaker.

Adicione ferragens simples ou opte por armários abertos à pressão. Pinte os armários com cores serenas e terrosas e incorpore elementos de madeira natural no design do armário.

Texturas rústicas e orgânicas

cozinha escandinava
cozinha escandinava rustica

No design escandinavo, há um forte foco na incorporação de materiais do mundo natural. Isto inclui madeira, pedra e decoração de vidro.

Se seu estilo de cozinha tende para o rústico, uma cozinha escandinava é o pano de fundo ideal para você incorporar seu visual.

As lindas cores deste backsplash escandinavo se misturam com os armários de carvalho branco de painel plano para um visual leve, mas quente e texturizado.

Paleta de cores terrosas

paleta de cores qeuntes
Paleta de cores terrosas

O melhor design de cozinha escandinava reflete o amor pelo mundo natural através do uso da cor. Estas cores podem ser leves e neutras e reproduzir a luz refletida na sala, ou estas cores podem estar mais saturadas. Seja qual for a maneira que você se incline, as cores devem refletir tons de terra que são calmos e suavizantes.

Observe as cores neste projeto de cozinha escandinava. Os projetistas usaram um verde-terra da floresta para os armários do estilo Shaker e para os painéis de respingo. Eles adicionaram em tons de madeira para dar a textura do design e incorporaram ferragens de latão escovado para dar à cozinha apenas um pouco de brilho extra.

Camadas Quentes

cozinha escandinava camadas quentes
cozinha escandinava camadas quentes

A decoração da cozinha escandinava deve incluir texturas quentes, pois o design escandinavo prioriza o conforto em detrimento do estilo. Nos melhores designers de cozinhas escandinavas, você pode conseguir ambos. Nesta moderna cozinha escandinava em Denver, o designer trouxe elementos aconchegantes que parecem e sentem-se quentes. Estes incluem uma lareira, uma capa de almofada de pele de carneiro e um tapete colorido.

Cozinha escandinava conceito aberto iluminado

cozinha escandinava conceito aberto
cozinha escandinava conceito aberto iluminado

Os países nórdicos estão localizados no hemisfério norte e experimentam invernos escuros e frios. Seu estilo utiliza toda a luz disponível para tornar seus interiores brilhantes e aconchegantes. Use tanto a luz natural quanto artificial para realçar a beleza e o calor de sua cozinha.

Isto significa manter os revestimentos das janelas a um mínimo ou removê-los completamente. Além disso, acrescente fontes de luz artificial para que você possa iluminar o interior quando toda a luz natural disponível tiver desaparecido.

Cozinha escandinava minimalista

cozinha escandinava minimalista
cozinha escandinava minimalista

A estética minimalista do design da cozinha escandinava tem um visual sereno e suave. Você pode conseguir este visual minimizando as distrações visuais em sua cozinha, eliminando os armários superiores em seu espaço. Para fazer isso, certifique-se de acrescentar espaço suficiente em outros lugares para que sua cozinha possa permanecer desordenada.

Este designer acrescentou um banco de armários inferiores de cozinha, bem como um armário de parede do mesmo estilo na parede oposta para garantir amplo armazenamento.

Cozinha escandinava com cadeiras confortáveis

cozinha escandinava com cadeiras confortáveis
cozinha escandinava com cadeiras confortáveis

Os projetos de cozinhas escandinavas abraçam o conceito de hygge em seus projetos. Esta é a palavra dinamarquesa que encarna a ideia de aconchego e de viver de forma confortável.

Obtenha o visual de hygge em sua cozinha adicionando espaços onde sua família possa relaxar, ler e dormir. Isto pode ser um banquete de café da manhã aconchegante ou um recanto de janela confortável.

Vista-o com almofadas de pelúcia e um arremesso de lã de cordeiro quente. Se você não tiver espaço para estas adições, acrescente uma mesa de cozinha escandinava com assentos confortáveis ao redor, onde você possa se reunir para comida e jogos.

Cozinha escandinava funcional

Cozinha escandinava funcional
Cozinha escandinava funcional

Certifique-se de pensar primeiro sobre o funcionamento de sua cozinha antes de considerar o formulário. Isto significa pensar no layout, no armazenamento e nos aparelhos antes de considerar qual será o melhor estilo.

Nesta cozinha escandinava de tamanho modesto, os projetistas asseguraram um triângulo de cozinha funcional e assentos amplos para permitir que esta cozinha funcione melhor.

Banquinhos pretos em destaque

cozinha escandinava com cadeira preta em destaque
cozinha escandinava com banquinhos pretos em destaque

Não tenha medo de acrescentar toques pessoais que façam de sua cozinha um lugar mais aconchegante. Acrescente iluminação agradáveis e  interessantes ou algum tecido que você adora.

Isto pode impedir que sua cozinha escandinava tenha um aspecto demasiado acentuado e impessoal. Afinal, o estilo deve ser pessoal em vez de parecer que veio direto de uma revista.

Vintage e decoração rustica

cozinha escandinava Vintage e decoracao rustica
cozinha escandinava Vintage e decoração rustica

Se você preferir uma cozinha escandinava mais rústica do que uma cozinha escandinava moderna, considere a possibilidade de acrescentar alguns móveis e decorações antigas em seu espaço.

Encontre uma mesa arranhada e amassada para usar como uma ilha de cozinha escandinava. Ou, use-a como uma mesa central e misture-a com algumas cadeiras de meados do século. Este visual misto cria um estilo geral de cozinha mais matizado e autêntico.

Destaques em preto, branco e madeira

cozinha escandinava preto, branco e madeira
cozinha escandinava preto, branco e madeira

Enquanto as cores terrosas como azul e verde não parecem deslocadas no design da cozinha escandinava, o coração do design de cozinha minimalista escandinavo, incluindo o estilo dinamarquês, concentra-se nos neutros.

Mantenha a maioria do esquema de cores branco, incluindo paredes brancas e armários frequentemente brancos. Acrescente pops de preto para criar contraste na sala. Aqueça estes tons contrastantes com tons de madeira na decoração e acentuações do armário.

A Arte da Exposição

cozinha escandinava a arte da exposição
cozinha escandinava a arte da exposição

O estilo prático é importante no estilo de cozinha escandinava. Use uma pequena prateleira em vez de armários superiores. Exponha itens que você usa todos os dias, incluindo pratos, copos e utensílios.

Se você estiver procurando criar um estilo de cozinha escandinavo de fazenda, sua coleção exposta pode ser mais ampla. Inclui arte colorida, frascos de especiarias e plantas.

Destaques naturais

cozinha escandinava com destaques naturais
cozinha escandinava com destaques naturais

O design escandinavo reflete a beleza do mundo natural em seu uso de materiais fundacionais como madeira, pedra e tecidos naturais.

Você pode aquecer seu espaço de cozinha incorporando sotaques naturais, incluindo plantas vivas, galhos, tigelas de pinhas e nozes, frutas, frutas silvestres e folhas. Coloque-as em seus balcões ou mesas ou adicione-as como parte da decoração de sua prateleira.

Estilo Moderno de Meio-Século

Estilo Moderno de Meio-Século
Estilo Moderno de Meio-Século

O estilo escandinavo amadureceu durante a era modernista. Portanto, faz sentido que a maioria dos designs de cozinha escandinavos apresentem um estilo de meados do século. Isto inclui armários frontais planos, iluminação de meados do século e designs de cadeiras escultóricas.

Estilo escandinavo: Será que vai durar?

O estilo escandinavo tem uma qualidade mais atemporal devido ao uso de materiais naturais em todo o seu design, seu foco em artesanato de qualidade e a homenagem que este estilo presta à história nórdica. Este estilo tem um aspecto clássico, mas também é orgânico. Isto significa que enquanto as cozinhas escandinavas têm um certo visual, o estilo está se renovando de novas maneiras para que seja sempre fresco e excitante.

Maneiras baratas de obter um estilo de cozinha escandinava

Agora uma dica util para você: A melhor maneira de incorporar o estilo escandinavo em sua cozinha é mudar sua paleta de cores para refletir cores neutras e aquelas que refletem a natureza como azul-terra, verdes e marrons.

Isto poderia incluir pintar suas paredes e armários e adicionar novas cores à decoração da casa. Acrescente em outras texturas orgânicas como tábuas de corte de madeira e plantas em vasos verdes e mudas de plantas.